Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Doenças que causam cansaço excessivo e sono

Postado em 18/12/2019



O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso. Ao se identificar o cansaço frequente é aconselhado observar se existem outros sintomas associados e buscar auxílio médico para iniciar o tratamento adequado.

 

As principais doenças que podem causar cansaço excessivo e frequente são:

1. Diabetes

A diabetes causa cansaço frequente porque nela a glicose do sangue não chega a todas as células e por isso falta energia no corpo para realizar as tarefas do dia a dia. Além disso o excesso de açúcar no sangue faz o indivíduo urinar mais, leva ao emagrecimento e diminuição dos músculos, assim é comum os diabéticos queixarem-se de cansaço muscular.

Que médico procurar:

Endocrinologista e nutricionista, para que seja indicada a realização dos exames de glicemia em jejum e o teste da curva glicêmica, e de acordo com o resultado dos exames, fazer o acompanhamento do tratamento com o estabelecimento do plano nutricional.

O que fazer para combater a diabetes:

Deve-se tomar os remédios receitados pelo médico e ter cuidados com a alimentação, evitando alimentos ricos em açúcar, além de ser importante praticar atividade física de forma regular.

 

2. Anemia

A falta de ferro no sangue pode causar cansaço, sonolência e desânimo. Nas mulheres esse cansaço se torna ainda maior na época da menstruação, em que as reservas de ferro no organismo diminuem ainda mais.

Que médico procurar:

Clínico geral ou ginecologista, no caso das mulheres, para que seja verificado se o fluxo menstrual é normal e se não há alterações como a menorragia, por exemplo. Para identificar a anemia é necessária a realização do hemograma.

O que fazer para combater a anemia:

Deve-se consumir alimentos ricos em ferro, de origem animal e vegetal, diariamente, como por exemplo carnes vermelhas, beterraba e feijão. Além disso, em alguns casos pode ser necessária o uso de suplemento de ferro, que deve ser recomendado pelo médico ou pelo nutricionista.

 

3. Apneia do sono

A apneia do sono é caracterizada pela falta de ar nos pulmões durante o sono, que pode acontecer por breves períodos, várias vezes durante a noite, prejudicando o sono e o descanso do indivíduo. Ao dormir mal, é normal acordar muito cansaço, ter cansaço muscular e sentir sono durante o dia.

Que médico procurar:

Médico especialista em distúrbios do sono, que pode solicitar um exame chamado polissonografia para verificar como é o sono da pessoa.

O que fazer para combater a apneia do sono:

É importante descobrir a sua causa para que o médico consiga indicar a melhor alternativa para melhorar o sono. Assim, se a apneia for devido ao excesso de peso, pode ser recomendada a realização de dieta e uso de uma máscara CPAP própria para dormir. Caso seja devido ao tabagismo, é recomendado evitar, assim, como o consumo de álcool e medicamentos sedativos ou tranquilizantes, sendo importante procurar orientação do médico para ajustar a dose ou alterar o medicamento.

 

4. Depressão

Um dos sintomas típicos da depressão é o cansaço físico e mental frequente, em que o indivíduo fica sem ânimo de realizar suas tarefas diárias e até mesmo de trabalhar. Apesar de ser uma doença que afeta a parte mental da pessoa, ela também acaba afetando o corpo.

Que médico procurar:

O mais indicado é o psiquiatra, pois dessa forma é possível identificar os sinais indicativos de depressão e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com medicamentos.

 

O que fazer para combater a depressão:

É aconselhado ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra que pode indicar o uso de medicamentos, em alguns casos, no entanto é importante também realizar atividades que antes eram prazerosas, pois assim é possível modificar a resposta cerebral e melhorar o humor.

 

5. Fibromialgia

Na fibromialgia há um cansaço frequente, que persiste por anos, além de um aumento da sensibilidade à dor. As dores constantes podem causar dificuldade de concentração, dificuldade para realização das tarefas do dia a dia, podendo interferir no desempenho profissional, além de também afetar o sono, de modo que a pessoa já acorda cansada, como se não tive descansado nada durante a noite.

Que médico procurar:

Reumatologista que pode solicitar uma série de exames para excluir outras causas, mas o diagnóstico é demorado, podendo levar anos para ser concluído.

O que fazer para combater a fibromialgia:

Recomenda-se tomar os remédios receitados pelo médico, fazer exercícios como Pilates, Yoga ou Natação, para promover o alongamento dos músculos e mantê-los devidamente fortalecidos para se tornar mais resistente a dor.

 

6. Doenças cardíacas

A arritmia e o entupimento das artérias podem causar cansaço e tonturas frequentes. Nesse caso, o coração não tem forças suficientes para fazer uma boa contração para enviar sangue para todo o corpo e por isso o indivíduo está sempre cansado.

Que médico procurar:

Cardiologista, que pode pedir exame de sangue e eletrocardiograma, por exemplo.

O que fazer para combater as doenças cardíacas:

Ir ao cardiologista e tomar os remédios receitados por ele. Além disso cuidar da alimentação, evitando gorduras e açúcar, e praticar exercícios supervisionados e de forma regular.

 

7. Alterações da tireoide

Como os hormônios tireoidianos são responsáveis por manter o metabolismo acelerado, quando estão afetados o cansaço se instala.

Que médico procurar:

Endocrinologista, que pode pedir o exame de sangue TSH, T3 e T4 com o objetivo de verificar o funcionamento da glândula tireoide.

 

O que fazer para combater as alterações da tireoide:

É importante tomar os medicamentos receitados pelo médico para manter os níveis hormonais sob controle, porque assim o metabolismo volta ao normal e o cansaço desaparece.

 

Uma das melhores formas de combater o cansaço é tendo tempo suficiente para descansar e para dormir um sono reparador. Agendar umas férias pode ser uma boa solução para diminuir o stress e o ritmo de trabalho, mas se mesmo isso não for o suficiente deve ponderar a possibilidade de marcar uma consulta médica para investigar o que pode estar causando o cansaço excessivo. Além disso, é recomendado baixar o peso, caso seja necessário, e seguir o tratamento no caso de doenças como diabetes e alterações na tireoide.

 

O ASSIM SAÚDE te dá dicas importantes para a prevenção de doenças.